72ª Vuelta Ciclista del Uruguay – 2ª Etapa

Mais uma etapa disputadíssima na Vuelta Ciclista del Uruguay, que hoje percorreu 171km entre Minas e Rocha. Muitos momentos de emoção marcaram o dia, com destaque especial para o nosso atleta Gilberto Veiga de Gois.

Pedalada de aquecimento antes da largada, em Minas.

O dia começou difícil para os atletas, com o relevo acidentado e a maior subida da Vuelta logo nos primeiros quilômetros da etapa, onde o ciclista Diego González (C.C. Cerro Largo) conquistou o Premio Cima. A forte subida fez o pelotão se dividir em vários grupos, que voltaram a se juntar no decorrer da prova.

Pouco depois, um acidente envolvendo 3 atletas gerou comoção no restante dos competidores. Todos os ciclistas decidiram por parar a prova por alguns minutos e aguardar os procedimentos de emergência, um incrível gesto de solidariedade que não deixou dúvidas quanto ao legítimo espírito esportivo da competição.

O restante da etapa era praticamente plano, favorecendo os sprinters. Nosso atleta Gilberto Veiga de Gois ganhou grande destaque ao atacar sozinho, logo sendo acompanhado por mais 4 ciclistas e abrindo mais de 3 minutos à frente do restante dos atletas, forçando as equipes a trabalharem muito para acompanhar e neutralizar a fuga.

Gilberto Gois ganhou grande destaque na cobertura da prova ao ditar o ritmo durante boa parte da etapa.

Mas a prova só se definiu na reta final quando os atletas já formavam novamente um pelotão compacto, gerando um sprint de chegada muito veloz e emocionante. O vencedor foi Francisco Chamorro (Funvic Cycling), que cruzou a linha com 3h56m10s, seguido de mais 53 atletas que ficaram com o mesmo tempo final na etapa. Neste grupo estavam nossos atletas Edson Resende e Matias Médici.

Francisco Chamorro (Funvic Cycling) conquista a vitória na segunda etapa da Vuelta em sprint disputado.

A liderança da Vuelta continua com o brasileiro William Chiarello, do Clube Dataro de Ciclismo/Gigantech Bottecchia, 50 segundos à frente do segundo colocado Mathias Presa.

Amanhã a terceira etapa da Vuelta tem 127km, entre Aiguá e Treinta y Trés. Esta é a 72a edição da Vuelta Ciclista del Uruguay, competição hologada na categoria 2.2 pela UCI. A prova tem 9 etapas e 1 contrarrelógio, e termina no próximo domingo em Montevideo.

Para esta competição a equipe conta com os atletas Matias Medici, Gilberto de Veiga Gois, Everson de Assis Camilo, Edson Luiz de Resende e Eduardo Pini, sob a direção do ténico Diones Chinelatto e com o apoio da equipe técnica formada por: Francisco ‘Chicão’ Severiano (dirigente), Matheus Valter da Silva (mecânico) e Vinícius Leyser da Rosa (repórter).

A equipe AVAÍ / FME Florianópolis / APGF conta com os seguintes patrocinadores:
Prefeitura Municipal de Florianópolis, WOA, ORBEA, OAKLEY, FTH.


Confira mais fotos desta segunda etapa:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *