Projeto Ciclista Cidadão é destaque nos Joguinhos

Matéria publicada originalmente na FESPORTE, em 29/07/2015, por Pamela Marin.

Mateus

Matheus Valter e o técnico Diones Chinelatto

Proporcionar para crianças e jovens, com idades entre 6 e 17 anos, mais qualidade de vida criando hábitos saudáveis e integração social através do esporte, estão entre as metas do projeto “Ciclista Cidadão” desenvolvido pela Prefeitura de Florianópolis. O objetivo é ocupar o tempo livre dos adolescentes que estão vulneráveis aos perigos eminentes das drogas e violência das ruas, dando oportunidade para que tenham uma formação como atletas.

O idealizador do projeto e coordenador geral, Diones Chinellatto, explica que durante as aulas os participantes aprendem a andar de bicicleta e recebem todas as orientações sobre o meio de transporte. “Quem entra no projeto recebe uma bicicleta e os acessórios de segurança, aprendem técnicas de manutenção e dicas de competições esportivas. Por ano passam cerca de 70 alunos na nossa escolinha e tudo é oferecido de graça aos alunos”.

Iniciativa que mudou a vida de Matheus Valter da Silva, de 17 anos. A formação do atleta, participante dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina na modalidade ciclismo, teve início graças ao convite que recebeu para integrar o grupo. Matheus participa do projeto desde 2009. “Eu tinha muita dificuldades na escola, enfrentava problemas familiares e de relacionamento com os colegas, no momento em que comecei a fazer parte do projeto, minhas metas foram alcançadas. Hoje eu tenho orgulho de contar para meus colegas sobre a existência do Ciclista Cidadão, pois como mudou a minha vida, pode ajudar também a de muita gente”, declara.

As aulas acontecem do Estádio da Ressacada e na Passarela do Samba, em Florianópolis. Mais informações podem ser adquiridas pelo (48)99598525.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *