Tour do Rio 2015 – 5ª Etapa e encerramento

A equipe AVAÍ F.C./FME Florianópolis/APGF está no Rio de Janeiro, onde concluiu sua participação no Tour do Rio 2015.

Fernando Finkler no pódio, líder da categoria Sub-23.

Fernando Finkler no pódio, líder da categoria Sub-23.

A 5ª e última etapa desta edição do Tour partiu de Teresópolis e voltou à capital do estado do Rio de Janeiro. Após 145km os atletas chegaram à Quinta da Boa vista, onde se deu o encerramento da etapa e também do Tour do Rio 2015. A etapa se diferenciou das outras por ter muitas descidas no início e o restante praticamente plano, o que favoreceu os sprinters do pelotão.

Os ciclistas da equipe AVAÍ F.C./FME Florianópolis/APGF mantiveram o desempenho até agora, e concluiu o Tour com a 5ª colocação geral por equipes. Matias Medici esteve na ponta durante boa parte da etapa, ajudando a manter o forte ritmo ditado pelas principais equipes do Tour. Everson Assis e Gilberto Gois se posicionaram para o sprint final, mas uma queda nos últimos metros da prova acabou os deixando para trás, ainda que tenham escapado do acidente que derrubou o líder e vencedor do Tour, Gustavo Veloso (W52-Portugal).

O maior destaque da equipe neste Tour foi Fernando Finkler, que assumiu a camisa branca de líder da categoria Sub-23 logo na primeira etapa e a manteve até o final, com mais de 45 minutos sobre o segundo colocado da categoria.

Diones Chinelatto (técnico) e Fernando Finkler comemoram o resultado no Tour.

Diones Chinelatto (técnico) e Fernando Finkler comemoram o resultado no Tour.

“O resultado foi muito bom, apesar dos problemas enfrentados ao longo da volta, como os furos de pneu e a eliminação de Eduardo Pini, que teria ajudado no trabalho da equipe ao longo das etapas. Confirmamos o favoritismo na categoria Sub-23, que já era esperado, pois no momento Fernando Finkler é o atleta com o melhor nível técnico na categoria. A maior parte dos atletas da equipe recém voltou ao ritmo de competições, pois depois do campeonato brasileiro os atletas tiveram um período de recuperação para o segundo semestre, que finaliza nos Jogos Abertos de Santa Catarina, portanto pode-se considerar que a equipe em geral poderia ter tido um desempenho melhor se estivesse com ritmo de competição.”, avalia o técnico Diones Chinelatto.

O Tour do Rio é um dos maiores eventos de ciclismo da América Latina. Durante cinco dias, as melhores equipes nacionais e estrangeiras são convidadas a participar da competição. Neste ano, 90 atletas de 15 equipes percorreram aproximadamente 800 quilômetros passando por diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro entre os dias 26 e 30 de agosto.

Tour do Rio 2015

1ª Etapa – 26/08: Rio de Janeiro (Barra da Tijuca)/Angra dos Reis – 158km
2ª Etapa – 27/08: Angra dos Reis/Valença – 175km
3ª Etapa – 28/08: Valença/Rio das Flores – 166km
4ª Etapa – 29/08: Valença/Teresópolis – 153km
5ª Etapa – 30/08: Teresópolis (descida da Serra de Teresópolis)/Rio de Janeiro (Quinta da Boa Vista) – 145km

A equipe foi representada pelos seguintes ciclistas:
Matias Medici, Everson de Assis Camilo, Gilberto de Veiga Gois, Fernando Finkler e Eduardo Pini.
Comissão Técnica: Diones Chinelatto, Amarildo Kulmann e Vinícius da Rosa.


A equipe Avai / FME Florianópolis / APGF conta com os seguintes patrocinadores:
Prefeitura Municipal de Florianópolis, WOA, PLASC, ORBEA, OAKLEY, FTH.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *