Ciclismo de Florianópolis é campeão dos JASC 2015

A equipe de ciclismo AVAÍ F.C./FME FLORIANÓPOLIS/APGF, que representa a capital catarinense nos Jogos Abertos de Santa Catarina, foi campeã na edição 2015 dos jogos.

A 55ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina aconteceu entre os dias 09 e 18 de dezembro, e teve como base a relação entre as 3 cidades do Meio-Oeste de Santa Catarina: Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna.

JASC2015

Na modalidade ciclismo foram disputadas 6 provas, sendo elas: Cross Country, Contra Relógio Individual, Estrada, Marathon, Downhill e BMX. Florianópolis conquistou o título com 110 pontos, seguido de Brusque com 80 pontos e Itajai com 74 pontos. Levamos para Florianópolis 4 medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze.

Matias Medici se destacou vencendo a prova de Contra Relógio Individual pela 4ª vez na história dos JASC.  “O contra relógio é sempre uma prova difícil que precisamos pedalar no limite. Minha estratégia foi não forçar muito nas subidas para ter mais velocidade nas descidas, e deu certo.” – contou o ciclista. Matias também competiu a prova de Marathon, onde levou um tombo, mas no dia seguinte venceu a prova de Estrada. “Eu caí na prova de ontem e machuquei a perna. Acabei arrancando mal hoje. Só depois dos 40 km é que consegui a liderança”.

Matias Medici venceu a prova de Estrada nos JASC 2015

Outro destaque foi Everson Assis Camilo, que esteve no pódio 3 vezes. Ele levou o 2º lugar no Contra Relógio Individual, 3º no Marathon e 3º na Estrada, sempre acompanhado de outros colegas da equipe. Everson, conhecido como Carazinho, é o atual campeão brasileiro de ciclismo de estrada.

Everson Assis ficou em 3º no Marathon e na Estrada, além da 2ª colocação no Contra Relógio Individual

Gilberto Gois venceu a prova de Marathon, que teve o resultado decidido num disputado sprint final. “Esperávamos colocar quatro atletas entre os oito primeiros. Conseguimos dois entre os três primeiros” – relatou o atleta que compartilhou o pódio com seu companheiro de equipe Everson Assis Camilo. Gilberto foi duas vezes campeão brasileiro da modalidade, em 2007 e 2012. Ele competiu também no cross-country, quando ficou em 5º lugar. Na categoria feminina também tivemos bons resultados no Marathon, com Tamires Radatz em 4º e Anna Flávia Schroeder em 7º.

Gilberto Gois sprintou forte e venceu a prova de Marathon.

Gilberto Gois sprintou forte e venceu a prova de Marathon.

No Downhill, Maicon Zottis ficou na 3ª colocação. Outros 2 atletas da equipe sofreram quedas durante a prova e acabaram ficando fora do pódio.

Maicon Zottis ficou em 3º no Downhill.

Maicon Zottis ficou em 3º no Downhill.

E para fechar com chave de ouro Ademir da Silva Junior venceu a prova de BMX, repetindo o resultado do ano passado. “Levei uma fechada e me desequilibrei um pouco. Estou acostumado, isso é normal em provas. O que importa é que consegui ganhar pela segunda vez nos Jogos Abertos”. Ele explicou que foi a experiência que o fez reagir com calma em momento decisivo da competição. “Estou nessa vida desde 2001, já passei por muitas, a de hoje foi apenas mais uma”.

Ademir Jr, o Rato, venceu a prova de BMX

Ademir Jr, o Rato, venceu a prova de BMX

“Em 18 anos de existência desta equipe (Florianópolis/Avaí), ganhamos 15 títulos. Isso não é pouco e confirma nossa supremacia na modalidade. Nos preparamos para ganhar todas as provas aqui em Joaçaba. Só estávamos fracos no cross country, por isso não ganhamos.  No fim deu tudo certo e somos campeões novamente.”, conta o técnico Diones Chinelatto, que também reconheceu 2015 como um dos melhores anos da equipe.

Diones Chinelatto, técnico da equipe, comemora mais um título nos JASC.

Diones Chinelatto, técnico da equipe, comemora mais um título nos JASC.

Na cerimônia de premiação a equipe homenageou Ivan Hubert, ciclista muito amigo da equipe, que recentemente foi atropelado durante um treino em Florianópolis e ficou internado até semana passada. Esta vitória é um presente para a sua recuperação!

Homenagem ao ciclista Ivan Hubert, amigo da equipe de Florianópolis.

A equipe AVAÍ F.C./FME Florianópolis/APGF, que representou Florianópolis nos JASC 2015, foi representada pelos seguintes atletas:
Matias Medici, Everson de Assis Camilo, Gilberto Veiga de Gois, Eduardo Pereira Pini, Geovani Frazão Maurício, Maicon Zottis, Lucas Bertol, William Bortolozzo, Ademir da Silva Junior, Éder Luis Martins, Alexandre Albrecht, Kaio Garcia Ferracine, Matheus Valter da Silva, Mayconn de Campos, Rafael Gorges, Leando Puttkammer, Tamires Fanny Radatz, Karoline de Campos e Anna Flavia Schroeder Evald.

Agradecemos o apoio e a confiança dos seguintes patrocinadores:
Prefeitura Municipal de Florianópolis, WOA, PLASC, ORBEA, OAKLEY, FTH.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *